sexta-feira, 5 de julho de 2013

UMA SOCIEDADE CARENTE DE TEMPO E ATENÇÃO


“Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões”. (Deuteronômio 6:4-9)


Hoje há uma discussão sobre a redução ou não da maioria penal, a justificativa é os altos índices de crimes que estão sendo cometido por menores. E o pior disso tudo é que esses menores sabem que mesmo depois de presos e cumprindo sua internação e não prisão, ficarão com a sua ficha limpa depois da maioridade. Ao ponto de um desses menores falar para um reporte de uma emissora aberta de televisão: “Só quero roubar até os dezessete anos depois eu vou trabalhar”.

Não querendo entrar no mérito da discussão sobre a redução ou não da maioridade penal, é momento de refletir sobre os porquês de termos tantos menores na vida do crime.

Diz a Bíblia que filhos são herança do Senhor (Salmo 127.3), mas percebemos que essa herança não tem tido o devido cuidado. Quantos são os pais que não têm tempo para os seus filhos, devido suas atividades. Quantos são os pais que nem ao menos brincam com seus filhos. Esses filhos carentes de tempo e atenção de seus pais, têm buscar suprir essa carência com amigos, internet e outros tipos de coisas que ocupam o espaço em seus corações deixando pelos seus pais. E ai que mora o perigo, pois, existem pais que não o que seus filhos fazem ou amenos com quem fazem.

Esse texto de Deuteronômio vai mostrar a importância de dedicamos tempo para o nosso filho.

1. Devemos ser persistente na educação de nossos filhos, “Ensine-as com persistência a seus filhos” (vers.7). Não podemos desistir de educar mesmo quando as primeiras crises batam a porta da nossa família.

2. Temos que dedicar tempo em casa para os nossos filhos, “Converse sobre elas quando estiver sentado em casa” (vers. 7), quantos pais não tem mais nenhum dialogo com seus filhos, pois, nunca construíram um.

3. Temos que tem momento de lazer com nossos filhos, “quando estiver andando pelo caminho” (vers. 7) tem filhos que já não se lembram mais quando foi a última vez que saiu com os seus pais. Nada além de Deus pode esta acima de nossa família, temos que investir tempo em nossos filhos, pois, eles precisam de nós.

4. Temos que demonstrar afeto, carinho e amor para nossos filhos “quando se deitar e quando se levantar” (Vers.7), talvez faça tempo que você deu um beijo e uma abraço em seu filho antes dele dormir ou quando ele acordou. Existem inúmeros pais que hoje não tem mais seus filhos para abraçar e beijá-los, mas, você tem, aproveite. Fale para seu filho hoje o quanto você o ama, não deixe ele esquecer isso.

Não podemos criar filhos carentes de atenção ou de tempo de seus pais, pois, filhos são herança do Senhor. Deus nos ajude a cuidarmos melhor dessa herança que Ele nos entregou.





Pastor Fábio Guilhermino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...