sábado, 23 de fevereiro de 2013

Brasil é exemplo de como reduzir mortes por tabagismo, diz revista britânica


Série de artigos publicados pela revista médica 'The Lancet' enfatiza a importância de prevenir as doenças não-transmissíveis, como câncer, diabetes e problemas cardíacos, hoje as principais causas de morte no mundo

A respeitada revista médica britânica The Lancet publicou, em sua edição desta semana, uma série de cinco artigos sobre doenças não transmissíveis — que incluem problemas cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas. De acordo com a publicação, o objetivo da série é chamar a atenção para a importância dessas condições, que chegaram a níveis epidêmicos e hoje correspondem à principal causa de mortalidade no mundo. Os trabalhos divulgados também sugerem estratégias para a prevenção desses problemas, como aquelas que buscam reduzir os fatores de risco para tais doenças — como o tabagismo, a obesidade e a má alimentação. O Brasil foi citado como exemplo na criação de estratégias de controle do tabagismo.

Estratégias de prevenção — A série de artigos publicados no The Lancet também sugeriu quais estratégias poderiam ajudar a prevenir as doenças não transmissíveis e, portanto, diminuir o número de morte por câncer, diabetes, problemas cardíacos e respiratórios ao longo dos anos.

Um dos estudos, coordenado por Ruth Bonita, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, por exemplo, fez um relato de medidas que podem ser adotadas pelas autoridades de saúde dos países para controlar dois dos principais fatores de risco para as doenças não transmissíveis: tabagismo e consumo excessivo de sal. De acordo com a pesquisadora, a redução da ingestão de sal em 15% pode, em dez anos, evitar 8,5 milhões de mortes ao redor do mundo.

Esse artigo citou as estratégias de controle de tabagismo no Brasil como um exemplo de medida que pode ser eficaz na redução de mortes relacionadas ao cigarro. No artigo, Ruth Bonita falou sobre o fato de cidades brasileiras terem proibido o fumo em determinados ambientes, além do aumento das taxas sobre produtos derivados do tabaco e advertências presentes nos maços de cigarro.

Indústrias perigosas — Um dos artigos divulgados pela publicação britânica apontou para outro culpado para a epidemia de doenças não transmissíveis a qual o mundo vive hoje: o marketing agressivo de grandes indústrias de tabaco, álcool e alimentos não saudáveis ou "ultra-processados", como classificou o estudo. Ou seja, alimentos e bebidas industrializados que são altamente calóricos e gordurosos e muito pouco nutritivos, como comida congelada, biscoitos, salgadinhos, hambúrgueres, refrigerantes e outras bebidas adocicadas artificialmente.

De acordo com Rob Moodie, pesquisador da Universidade de Melbourne, na Austrália, e autor desse trabalho, nenhuma medida de auto-regulação dessas indústrias (ou seja, quando elas decidem realizar ações por conta própria para beneficiar a saúde pública) parece ser eficaz. Por isso, ele considera que a regulação pública dessas empresas é a forma mais eficaz de beneficiar a população.

Principais fatores de risco à saúde em 1990

1º lugar: Baixo peso infantil

2º lugar: Poluição dentro de casa

3º lugar: Tabagismo

4º lugar: Pressão alta

5º lugar: Deficiência de amamentação

6º lugar: Alcoolismo

7º lugar: Poluição ambiental

8º lugar: Baixa ingestão de frutas

9º lugar: Altos níveis de açúcar no sangue

10º lugar: Obesidade

Principais fatores de risco à saúde em 2010 

1º lugar: Pressão alta

2º lugar: Alcoolismo

3º lugar: Tabagismo

4º lugar: Poluição dentro de casa

5º lugar: Baixa ingestão de frutas

6º lugar: Obesidade

7º lugar: Altos níveis de açúcar no sangue

8º lugar: Baixo peso infantil

9º lugar: Poluição ambiental

10º lugar: Sedentarismo

Fonte: The Lancet, 2012 

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/brasil-e-exemplo-de-como-reduzir-mortes-por-tabagismo-diz-revista-britanica

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Eu Escolho Deus. E Você?


Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.(Gálatas 2:20)
Do Dia 09 a 13 de Fevereiro de 2013, estivemos em um retiro espiritual da PIB de Caicó, realizado em um sitio no município de Carnaúba dos Dantas, foi realmente maravilhoso. O tema do retiro foi: Escolhas: O desafio da Vida Cristã, muitas foram as palestras e músicas ali apresentadas abordando este tema, mas, gostaríamos de resumir tudo, e a maneira que encontramos foi através da música "Eu Escolho Deus" de Thalles Roberto, estaremos compartilhando a letra e o vídeo da música.           

Eu Escolho Deus
Thalles Roberto

Senhor, eu nasci pra te chamar de Deus
Eu nasci pra te chamar de Pai e andar do Seu lado

Senhor desde o ventre da minha mãe,
Eu sou povo exclusivo seu,
Eu sou abençoado se vivo obediente.
Mas todo dia o pecado vêm, me chama
Todo dia as propostas vêm, me chamam
Todo dia vêm as tentações, me chamam
Todo dia o pecado vêm

Mas eu escolho Deus,
Eu escolho ser amigo de Deus
Eu escolho Cristo todo dia,
Já morri pra minha vida e agora eu vivo a vida de Deus

Senhor, eu nasci pra te chamar de amor
Eu nasci pra te chamar de pai e andar do seu lado

Senhor desde o ventre da minha mãe,
Eu sou povo exclusivo Seu,
Eu sou abençoado se vivo obediente
Mas todo dia o pecado vêm, me chama
Todo dia vêm as tentações, me chamam
Todo dia as propostas vêm, me chamam
Todo dia o pecado vêm

Mas eu escolho Deus,
Eu escolho ser amigo de Deus
Eu escolho Cristo todo dia,
Já morri pra minha vida e agora eu vivo a vida de Deus





sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Novo vírus fatal de gripe 'pode ser transmitido por contato humano'



As autoridades sanitárias do Reino Unido disseram nesta quarta-feira(13/02) ter evidências de que uma doença respiratória aguda parecida com a Sars – que foi objeto de um alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2003 – seja capaz de se alastrar por contato humano.
A doença é transmitida através do contato com animais, mas, se houver possibilidade de transmissão através do contato humano, o risco para a população é maior, explicaram as autoridades.
No mais recente caso, o terceiro no país, uma pessoa que está internada na UTI de um hospital de Birmingham pode ter contraído a doença de um parente próximo, acreditam os médicos.
Entretanto, o risco para a população britânica continua sendo considerado baixo.
A mais recente pneumonia atípica é causada por um vírus da família coronavírus. No mundo, foram diagnosticados onze casos da doença desde os primeiros diagnósticos, no fim do ano passado. Cinco pacientes morreram.
Clique Leia mais: Entenda ameaça de novo de vírus fatal de gripe
Na Grã-Bretanha, onde três casos foram registrados, duas pessoas que contraíram o vírus haviam viajado do Oriente Médio para a Europa.
"A confirmação de uma nova infecção pelo coronavírus em uma pessoa sem histórico de viagem para o Oriente Médio sugere que ocorreram transmissões pelo contato pessoal", disse o chefe do departamento de doenças respiratórios da agência sanitária britânica, John Watson. Ele acrescentou que este tipo de transmissão também se deu na Grã-Bretanha.
Os médicos possuem evidências de que já houve contaminação pelo contato humano no Oriente Médio, mas esta informação não havia sido confirmada.
"Embora este caso nos dê forte evidências de transmissão por contato pessoal, o risco de infecção na maior parte das circunstâncias ainda é considerado muito baixo", disse a autoridade britânica.
Segundo os médicos, o terceiro paciente a contrair a doença no país possui problemas de saúde que podem ter aumentado a sua vulnerabilidade.
Logo após os primeiros diagnósticos da nova gripe, a OMS ressaltou, através de seu Twitter e sua página na internet, que o vírus é semelhante mas não igual ao da Sars, e considerou "prematura" a sugestão de que a doença seja "a próxima crise de saúde global".

James Gallagher 

Da BBC News


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Prazer por Quatro Dias ou para a Eternidade?



E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12:19-20)

O Hedonismo é um movimento filosófico que surgiu na Grécia Antiga e foi fundada por Aristipo de Cirene, um filósofo grego que acreditava que o prazer é o bem supremo da vida humana.
Para o filósofo Aristipo, a alma humana possui dois estados: o prazer e a dor, sendo o prazer (independente de sua origem) a única via de acesso para a felicidade e, por consequência, a subtração da dor.
A moral, para o hedonista, deve ser ordenada segundo o modelo que é dado pela busca do prazer, quer dizer, é considerado moral tudo aquilo que dê prazer e imoral tudo o que faça sofrer.
Sabemos que este conceito de hedonismo sofreu modificações, como todas as doutrinas humanas, entretanto, parece que este conceito se perpetuou para as pessoas, mesmo sem sequer saberem o que é hedonismo, vivem nesta busca desenfreada pelo prazer, sem mesmo medir as consequências de sua odisseia, o exemplo disso é que o governo gasta milhões com campanhas publicitárias para proteger a vida das pessoas e olhe que a vida deveria ser o bem mais valioso, mas, 
esta busca pelo prazer, faz com que as pessoas percam até o instinto de sobrevivência e so movam pelo instinto do prazer.
Lembre-se de que os prazeres são efêmeros, logo passam. O texto que lemos em Lucas 12:19 e 20, alguém que achou a "felicidade", já que tinha encontrado o prazer:"descansa, come, bebe e folga", mas, Deus lhe pergunta: O que tens preparado para a eternidade?
Esta mesmo pergunta Deus está fazendo para você, você que se prepara para usufruir de todas as benesses da carne, visto que, o carnaval é a festa da carne, onde todos os prazeres devem ser buscado, pelo menos é o que as pessoas dizem, lembre-se de que são apenas quatro dias, e muitos nem irão ver a quarta feira de cinzas, apesar de muitos preparativos para a folia.E para a eternidade você tem se preparado? Pense nisso, pois a eternidade é para sempre.

Que Deus nos abençoe.

Sebastião Sena(bastiaosena@oi.com.br) 

Campanha de prevenção à aids adota tom sério



A gravidade da doença e a importância do preservativo são alguns dos destaques.  O Ministério da Saúde incentiva o diagnóstico precoce por meio do Fique Sabendo
 A campanha de prevenção às DST/aids do Ministério da Saúde, para o carnaval deste ano, tem como marca um tom mais sério em todo o seu conteúdo.  Com o enfoque,“A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”,  a campanha pretende chamar a atenção para a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação. O público-alvo é a toda a população sexualmente ativa.
 O lançamento aconteceu nessa quinta-feira (31), no Rio de Janeiro, com a presença de autoridades, atores, agentes comunitários de saúde e lideranças engajadas com a causa da prevenção de 16 favelas da capital carioca.
Confira as peças da campanha aqui.
A abordagem da campanha dá ênfase a um novo conceito, a uma nova metodologia. “Estamos falando mais sério, mostrando que viver com aids, apesar de possível, não é fácil”, destaca o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.  Para o secretário, há uma tendência de distanciamento e de negação da população em relação à aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis. Essa atitude, segundo ele, costuma afastar as pessoas de comportamentos seguros de prevenção.
O vídeo da campanha já está sendo exibido e a mensagem aborda a gravidade da doença. O filme mostra que a aids não é como gripe e queimadura de sol, que podem ser curados com tratamento médico. Os cuidados com a saúde, no caso do HIV, exigem acompanhamento pelo resto da vida. O protagonista do vídeo, Diego Calixto, é portador do vírus e descobriu sua sorologia há dois anos, ou seja, o fato é real.
A campanha conta ainda com anúncios em outdoor, busdoor, taxidoor, esteiras de aeroportos, abrigos de ônibus e blimps, com o tema principal e a frase de apoio: “Proteja-se. Use sempre a camisinha”. Dois jingles de rádio também estão sendo veiculados, um em ritmo de frevo e outro, de samba.
O Ministério da Saúde também confeccionou a arte gráfica para abadás, adesivos, bandanas, bandeiras, camisetas, cartazes, dispensadores de camisinhas, estandartes, faixas, filipetas, flâmulas, folderes, garrafinhas, porta-documentos e ventarolas, todos disponíveis no site do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais para serem reproduzidos por estados e municípios.
Fique Sabendo – O governo federal também está incentivando a testagem nos estados e municípios, por meio da ação “Fique Sabendo” – estratégia de mobilização direcionada à ampliação do diagnóstico precoce de aids.  A meta é possibilitar às pessoas que vivem com HIV e não sabem disso, público estimado em 150 mil, façam o teste.  “O diagnóstico precoce, seguido do acesso a medicamentos antirretrovirais e do acompanhamento clínico adequado, são os grandes responsáveis pelo aumento da qualidade de vida dos portadores do HIV”, observa o diretor do Departamento, Dirceu Greco.
Atento a isso, o Ministério da Saúde tem investido na ampliação do acesso à testagem. De 2005 - quando o teste rápido foi implementado no país - a 2012, houve aumento de 430% no número de testes ofertados (de 528 mil para 2,8 milhões). Com apenas uma gota de sangue, o resultado do teste sai em 30 minutos e a pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame.
 O exame é 100% nacional desde 2008, produzido pela Biomanguinhos/Fiocruz e pela Universidade Federal do Espírito Santo. Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), a entrega do resultado é sigilosa e, caso o resultado final der positivo, a pessoa é encaminhada para tratamento nos serviços de referência.
O Fique Sabendo atua em duas frentes: em Unidades Básicas de Saúde, CTAs e ambulatórios ou em locais como praças, feiras e eventos específicos. Além da realização de testes rápidos, o serviço distribui insumos para prevenção, como camisinhas, gel lubrificante e material informativo sobre HIV/aids, DSTs e hepatites virais.


Nota do Blog:
O Ideal é que não precisassem de campanhas desse tipo, que as pessoas valorizassem algo tão maravilhoso e criado por Deus, que é o sexo, o sexo concretizado dentro de um relacionamento saudável entre um homem e uma mulher que se amam e se tornam uma só carne, como diz a Bíblia.
Infelizmente o sexo está banalizado, as pessoas nem se respeitam nem se valorizam, nem se conhecem e já vão pra a cama, agindo como verdadeiros animais irracionais movidos pelo instinto do prazer pelo prazer.

Sebastião Sena.

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...