sexta-feira, 2 de maio de 2014

RACISMO, DIGA NÃO


E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
 E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos.
E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos, e morreu.

(Gênesis 9.20-25)

No ultimo final de semana, por mais uma vez o lateral do Barcelona e também da seleção brasileira Daniel Alves, foi alvo de racismo por parte da torcida do Villareal. É mais um capitulo na vida desse jogador de futebol que há onze anos sofre atitudes racistas no país espanhol. É de ser lamentável atitude como essa, em pleno século XXI, ainda possa acontecer em um país desenvolvido. Infelizmente essas mesmas atitudes racistas também são vista aqui no país do futebol. Não apenas nos gramados, mas na vida cotidiana das pessoas

O racismo é um grande erro da humanidade. A história humana está cheia de exemplos terríveis de povos que maltrataram e escravizaram outros povos, afirmando a sua superioridade. Infelizmente, essa atitude presente em toda raça humana chegou a ser justificada até por religiosos. Muitas vezes esse texto de Gênesis foi utilizado para demonstrar que havia raças amaldiçoadas e inferiores (Bíblia de Estudo Esperança, pg, 10).

Houve quem justificasse a escravidão dos africanos com base nesse texto. Nada pode estar tão longe da verdade. A maldição que caiu sobre Canaã (v. 25) foi cumprida quando a terra dos cananeus foi conquistada pelos hebreus. E esse episodio não teve nada haver com racismo.

Não há nenhum texto bíblico que possa provar que qualquer grupo étnico possa ser maltratado ou escravizado por causa de suas origens. Pelo contrário a bíblia vai afirma que; “... Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10.34), palavras que Pedro recita de Deuteronômio 10.17. Somos alvos do amor de Deus, Deus deseja a salvação de todos os homens (1Tm 2.4). O envio de Jesus Cristo para morrer na cruz e redimir o homem do pecado foi um ato para todos (João 3.16). As Escrituras vão mais adiantes ao declarar que o ser humano foi feito a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.26-27).

Não reconhecer a importância do ser humano como pessoa é um grave pecado. Você é capaz de amar, respeitar e tratar como igual alguém de uma outra raça? Diga não ao racismo, pois Deus também diz não.

Pastor Fábio Guilhermino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...