sexta-feira, 2 de maio de 2014

Vacina experimental contra dengue tem eficácia de 56%


A dengue, uma doença que afeta a cada ano no mundo mais de 390 milhões de pessoas, está a ponto de ter uma vacina, segundo disse à Agência Efe a diretora médica da Dengue para a América Latina do laboratório Sanofi Pasteur, Sandra Besada-Lombana. Assim revela uma estudo realizado na Ásia cujas provas demonstraram que a vacina é eficaz em 56% para reduzir a doença vetorial de mais rápida propagação no último meio século no mundo. 

Segundo Sandra, a fase III do estudo, que é a última, foi feita com cerca de 10 mil pessoas da Indonésia, Filipinas, Tailândia, Vietnã e Malásia. "Os dados preliminares de eficácia na prevenção de casos de dengue confirmados nos indicam que a eficácia da vacina para reduzir a doença é de 56%", assinalou. 

Dados de organismos de saúde mundiais indicam que a metade da população mundial vive em países onde a dengue é endêmica, e mais de 390 milhões de pessoas sofrem com a doença a cada ano, quando há meio século só eram registrados 15 mil casos em nove países do sudeste asiático. Sandra explicou que na América Latina o estudo foi feito com 20 mil voluntários do Brasil, Honduras, México, Porto Rico e Colômbia. "Os dados da América Latina ainda não foram analisados porque o estudo acaba de ser completado", disse a médica, que acrescentou que será questão de semanas para completar com os passos que faltam e revelá-los. 

A diretora médica disse que na Ásia foram analisados grupos de pessoas de entre dois e 14 anos de idade, enquanto na América Latina as provas foram feitas com pessoas entre nove e 16 anos, "porque a incidência é mais comum nos adolescentes e nos adultos jovens". Sandra lembrou que as causas da rápida expansão da dengue têm a ver com a mudança climática que contribuiu para que o mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, que originalmente se reproduzia em zonas tropicais, viva agora em zonas menos cálidas, onde antes não existia. "Para os anos 80 na América Latina eram reportados 16 casos por cada 100 mil habitantes e em 2013 foram reportados na média 400 casos por cada 100 mil", manifestou a especialista, que acrescentou que 16 países da América Latina registram casos desta doença que até o momento não tem cura e cujos primeiros estudos para conseguir uma vacina começaram há 70 anos. 

A médica disse que os avanços para conseguir uma vacina são o resultado de 20 anos de pesquisa por parte do laboratório Sanofi Pasteur. Sandra lembrou que na América Latina circulam os quatro tipos de dengue conhecidas que podem afetar adolescentes e adultos jovens, mas que faz algum tempo que na "Colômbia, Venezuela e Brasil e inclusive Paraguai foram vistos casos de menores afetados". Até há alguns anos, os países que mais casos de dengue registravam eram Brasil, Colômbia e Venezuela, mas "agora Argentina, Honduras, Nicarágua e Costa Rica, da mesma forma que outros países centro-americanos" também reportam casos cada vez mais variados. Em 2010, disse Sandra, foram registrados dois milhões de casos de dengue na América Latina, número que passou para três milhões em 2013.

Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe

http://noticias.r7.com/saude/vacina-experimental-contra-dengue-tem-eficacia-de-56-02052014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...