sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Como Enfrentar a Depressão?


Senhor, não me castigues na tua ira nem me disciplines no teu furor. Misericórdia, Senhor, pois vou desfalecendo! Cura-me, Senhor, pois os meus ossos tremem: Todo o meu ser estremece. Até quando, Senhor, até quando? Volta-te, Senhor, e livra-me; salva-me por causa do teu amor leal. Quem morreu não se lembra de ti. Entre os mortos, quem te louvará? Estou exausto de tanto gemer. De tanto chorar inundo de noite a minha cama; de lágrimas encharco o meu leito. Os meus olhos se consomem de tristeza; fraquejam por causa de todos os meus adversários. Afastem-se de mim todos vocês que praticam o mal, porque o Senhor ouviu o meu choro. O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor aceitou a minha oração. Serão humilhados e aterrorizados todos os meus inimigos; frustrados, recuarão de repente. (Salmos 6:1-10)



O salmista aqui nesse texto encontra-se deprimido, ele está muito perturbado (vers. 3). Ele se sente doente (vers.2), com medo de morrer (vers.5), chora muito (vers. 6), está magoado e tem sintomas da depressão no corpo (vers. 7), e ainda mais tem muitos inimigos (vers. 8-10). Isso nos mostra que até mesmo uma pessoa muito fiel a Deus e cheia de fé pode passar por depressões. A nossa debilidade física, um problema muito angustiante e até a nossa personalidade podem permitir situações de depressão. 

É muito importante entender que ao contrário que muitos pensam, nem toda depressão tem origem no pecado ou mesmo em uma influência demoníaca. Há problemas que têm origem psicológica e precisam de aconselhamento adequado, e há problemas físicos que precisam do tratamento apropriado. Cada problema deve ser tratado corretamente. Devemos confiar na ajuda de Deus (vers.9), e usar também de sabedoria para tratar de nossos problemas.

Algumas perguntas devem ser feitas para nos ajudar a vencer a depressão:


Será correto rejeitar remédios quando alguém sofre depressão ou mesmo outro tipo de doenças? Será que Deus não pode também usar o remédio para nos curar? Será que deixarei de ser filho de Deus por procurar ajudar em profissionais que ele mesmo permitiu que existisse?

Claro que não, essa é a resposta para essas perguntas. Não se sinta rejeitada por ter passado ou mesmo esta vivenciando um estado depressivo. Pois, como diz o salmista O Senhor ouviu a minha súplica, Nosso Deus esta te ouvindo, ouvido o teu clamor, você não está só.


Pastor Fábio Guilhermino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...