sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dia Mundial sem Carro, Faça parte desta Mobilização

 
Na próxima Segunda Feira dia 22/09/2014 e Celebrado o Dia Mundial sem Carros. O Dia Mundial sem Carro foi criado na França em 22 de setembro de 1997 e adotado por vários países europeus em 2000.

Em cidades do mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro. 
Na Europa, a semana toda é recheada de atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro).

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel.

No Brasil é celebrado desde 2003 onde iniciou-se pela Cidade de São Paulo com uma bicicletada, desde então o movimento só tem aumentado e se espalhado por todo o País, na próxima Segunda Feira muitas Cidade estarão mobilizadas neste sentido. 

Em Brasília, a data será lembrada com programação no estacionamento da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto. Das 8h às 22h, o local será fechado para os automóveis, além de shows com grandes atrações, também na região central, o Governo do Distrito Federal realizará simulação de um projeto de mobilidade urbana elaborado pela Secretaria de Habitação (Sedhab), com consulta à população. A ideia é mostrar possíveis mudanças na área com base em intervenções que preveem mais espaço para pedestres e ciclistas, a exemplo de alargamento de calçadas e implantação de ciclovias.

O programa Conexão Senado, da Rádio Senado, fará uma edição especial, totalmente voltada à mobilidade urbana. Jornalistas da emissora deixarão seus carros em casa e virão para o trabalho de ônibus, metrô e bicicleta. Ao longo do programa, entre 7h50 e 9h da manhã, os repórteres entrarão ao vivo, dando boletins sobre o trajeto. Também serão apresentadas entrevistas e reportagens especiais relacionadas à mobilidade urbana e às alternativas para substituir o automóvel como meio de transporte.

O exemplo será seguido por muitas outras cidades do País, em muitas delas aconteceram passeios ciclísticos, corridas e muitas outras mobilizações, só esperamos que não fique apenas em mais uma mobilização infrutífera, mas, que realmente faça as pessoas refletirem sobre a excessiva dependência que temos dos carros e motos, além disso, os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas.

Para saber mais sobre esse assunto:http://diamundialsemcarro.org.br/

Fontes de Informações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...