quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Saiba o que Pode e o que não Pode na Maior Eleição Informatizada do Mundo




Mais de 140 milhões de eleitores devem votar neste domingo (5). Vejamos o que pode e o que não pode no dia da eleição.
É a maior eleição informatizada do mundo: 530 mil urnas eletrônicas foram distribuídas Brasil afora.

"A urna viaja em vários ambientes: desde a cabine refrigerada de um avião até o lombo de um jegue, por exemplo", explica o secretário de Tecnologia e Informação do TSE, Giuseppe Janino.

O maior desafio é a região amazônica. As imagens do Tribunal Superior Eleitoral mostram as urnas viajando de canoa para chegar em 400 aldeias indígenas. Em alguns casos, a viagem demora até duas semanas.

Onde tem eleitor, tem urna eletrônica. Isso vale também para o exterior, onde quase 354 mil eleitores brasileiros poderão votar, em 92 países. A maioria, nos Estados Unidos.

O local mais distante do Brasil para onde uma urna viaja é Tóquio, no Japão. Aqui, uma novidade para garantir ainda mais segurança na hora do voto. Pouco mais de 15% - quase 22 milhões de eleitores - vão ser identificados pela digital.

"Evita, nesse caso, a possibilidade de uma pessoa se passar por outra, na seção eleitoral”, afirma Giuseppe Janino.

A identificação biométrica será feita em mais de 700 cidades. Em três estados - Sergipe, Alagoas e Amapá - e no Distrito Federal, 100% dos eleitores serão identificados pelas digitais. Mas a apresentação de um documento com foto permanece obrigatória.

Outras regras importantes para o dia da votação: é permitido usar camiseta, broche, boné e até levar bandeira com propaganda de candidato, mas é proibido se manifestar em voz alta e distribuir “santinhos”. Nada de celular, câmera fotográfica ou filmadora na cabine de votação. Também não pode haver boca de urna, carreatas e comícios. 

O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos e menos de 70, exceto para analfabetos. As seções funcionam das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...