sábado, 26 de setembro de 2015

O Dilúvio e a Volta de Cristo


Pois assim como foi nos dias de Noé, assim será a vinda do Filho do homem.
Pois assim como naqueles dias antes do dilúvio comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca,
e não o perceberam senão quando veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.
(Mateus 24:37-39)

Sei que muitas pessoas riem quando falamos da volta de Cristo, zombam, dizem que é invenção dos crentes e por ai vai, mas, nos dias anteriores ao Dilúvio, a Bíblia afirma que também foram assim, cada um vivia a sua vida, entregues as suas paixões e desejos, sem se preocuparem com "aquele velho bobo que está construindo um barco enorme e numa terra seca", não cansava de anunciar o fatídico Dilúvio de águas que cobriria toda a terra.

Todavia, aquele velho estava certo, as águas vieram e cobriram tudo e certamente foi desesperador, quando as águas começaram a subir e as pessoas buscavam aquele "velho bobo", e já não mais o podiam encontra-lo.

Vivemos dias iguais aqueles, as características apresentadas no texto bíblico, são idênticas ao que vemos acontecer em nossos dias, quando o texto nos fala que:"Casavam-se e davam-se em casamento", (o sexo uni duas pessoas e as transforma em uma)isso nos dá uma ideia da total depravação sexual daqueles dias, ou seja, a banalização do sexo, algo reinante em nossos dias.

Vivemos hoje (dia 26/09) O Dia Mundial da Prevenção a Gravidez Indesejada, já imaginou o absurdo que é isso? Os números dizem que crianças estão engravidando e engravidam porque estão fazendo sexo de forma leviana, inconsequente e irresponsável.

Estamos vendo as pessoas se comportando não como seres humanos racionais, mas animais movidos por instintos indomáveis, que em nada difere dos dias de Noé, naqueles dias Deus cumpriu o que anunciou por seu servo Noé, hoje ele nos usa para dizer  a todos que Jesus está voltando, prepare-se, não seja levado pela avalanche, busque a segurança da arca que é Jesus Cristo.

Que Deus nos abençoe.

Sebastião Sena.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Metade das brasileiras inicia a vida sexual na adolescência


Metade (53%) das mulheres inicia a vida sexual entre 16 e os 18 anos no Brasil. A pesquisa, realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou ainda que para 62% das entrevistadas, o tema "virgindade" não é mais um tabu. Segundo o estudo, porém, 60% delas ainda têm vergonha de falar sobre sexo e contracepção e o principal motivo apontado para isso é por ser um assunto "muito íntimo" (44%). Mesmo assim, três em cada dez jovens afirmaram já ter tido uma conversa positiva sobre sexualidade com os pais ou responsáveis.

Cuidados - Entre os métodos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres, estão praticamente empatadas a camisinha (35%) e a pílula anticoncepcional (34%). Já 13% das entrevistadas declararam optar pelos contraceptivos de longa duração, como o dispositivo intrauterino (DIU) e o implante. Os números indicam ainda que 77% das mulheres têm o hábito de ir ao ginecologista.

Gravidez - De acordo com a pesquisa, 81% das mulheres conhecem alguém que engravidou antes dos 16 anos. Para 45% das entrevistadas, o principal motivo para a gravidez não planejada é "irresponsabilidade". Outras 26% dizem que a principal causa é o esquecimento ou uso incorreto do método contraceptivo escolhido.

Afonso Nazário, professor do Departamento de Ginecologia da EPM-Unifesp, explica que, para não engravidar, é preciso, claro, combinar camisinha e pílula ou DIU. "Há um pouco de confusão entre as adolescentes. Elas enfatizam a camisinha, mas se não querem engravidar devem usar outro método contraceptivo em conjunto. Isso precisa precisa ser reforçado sempre entre os jovens. Há tantas adolescentes engravidando de forma não planejada no Brasil", explicou o ginecologista.

O professor da EPM-Unifesp destacou ainda que boa parte das adolescentes desconhece os riscos que uma gravidez na juventude pode causar ao organismo da mulher: 76% afirmaram não saber quais são as consequências negativas. Segundo Nazário, os riscos que uma gestação pode acarretar são parto prematuro, subnutrição do bebê, pré-eclâmpsia, entre outros.

Ainda segundo o estudo, o mais importante para as mulheres em um relacionamento é "pensar na família e fazer planos futuros" (22%), o amor (22%), o companheirismo (15%) e o sexo (14%). Para 51% das jovens, o sexo representa um prazer pessoal e, enquanto 32% disseram estar abertas ao sexo sem compromisso, 26% "jamais fariam".

O estudo - Feito em parceria com a Bayer, o estudo entrevistou 2 mil mulheres acima dos 14 anos em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. O levantamento foi divulgado na semana do Dia Mundial da Prevenção da Gravidez Não Planejada, que será celebrado no sábado, 26.

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/mais-da-metade-das-mulheres-iniciou-sua-vida-sexual-no-final-da-adolescencia

Dia Mundial de Prevenção da Gravidez não Planejada

O Dia Mundial de Prevenção da Gravidez não Planejada é uma campanha global destinada a melhorar a educação sexual, promover a conscientização sobre a contracepção moderna e reduzir os altos índices de gravidez indesejada ou não planejada em todo o planeta.

Criada em 2007, a campanha enfoca um tópico diferente de saúde reprodutiva a cada edição, sob o título global "Sua Vida".

Em 2015, o tema escolhido é “É sua vida – É o seu futuro”. A partir desse conceito foram criadas peças para a campanha que resumem a expressão muito usada por quem tem dúvidas sobre contracepção, mas tem vergonha de perguntar e acaba começando a frase sempre com “um amigo meu” ou “uma amiga minha”.

O objetivo é fazer com que os jovens não sintam receio de buscar informações e se sintam à vontade para lidar com o tema. O mote traduz exatamente o que esta iniciativa, adotada em mais de 70 países, pretende: reforçar a consciência dos jovens de que eles são responsáveis por suas vidas e que devem adotar um comportamento responsável em relação à sua vida afetiva e sexual.

O objetivo é educar os jovens sobre o sexo seguro e responsável e as opções de contracepção, sensibilizando-os sobre as consequências de uma gravidez não planejada e os riscos das doenças sexualmente transmissíveis.


Do Blog:(Sebastião Sena)

Deixando claro que a nossa opinião, é que sexo seguro e correto e praticado dentro do casamento de acordo com a vontade de Deus e não da forma animalesco e insana com que tem sido praticado em nossos dias, onde as pessoas se comportam muito mais como animais, movidos pelos instintos, do que seres racionais.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

DEUS CURA ESSA NAÇÃO


“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. (2 crônicas 7.14).



Estamos vivendo um tempo de muitas crises. É crise causada pela seca, por alta de preços, crise na saúde, crise por causa de corrupção e como está difícil. Mas, em tempos difíceis como esses podemos também perceber o agir de Deus. Esse versículo que lemos mostra Deus, aparecendo a Salomão e fazendo-lhe uma promessa, dizendo que, em caso de crise e juízo sobre a nação, se o seu povo se voltasse para ele, então seus pecados seriam perdoados e sua terra seria curada. Esse versículo de 2 Crônicas não ensina três lições;


1. Em tempos de crise, o povo de Deus deve se humilhar perante a face do Senhor. Na mesma medida que a obediência produz bênçãos, a desobediência atrai maldição. Quando a nação vira as costas para Deus, rejeitando sua lei, brincando com sua palavra, o juízo divino torna-se inevitável. É nesse momento que a humilhação diante da poderosa mão de Deus é o caminho da cura. Enquanto o povo endurecer seu coração, sofrerá as consequências irremediáveis de sua desobediência. Só quando as pessoas se humilharem é que Deus visitará a terra com cura.


2. Em tempos de crise, o povo de Deus deve orar. O pecado produz sofrimento para a nação, mas a oração abre o caminho para a cura. Quando as pessoas se colocar em oração, Deus cura a nação. A oração é a maior arma que temos, pois Deus age por intermédio da oração.


3. Em tempos de crise, o povo deve abandonar seus maus caminhos O caminho da restauração, da cura passa pela confissão e principalmente pelo o abandono do pecado. Esse texto faz uma convocação urgente, e essa convocação é feita pelo próprio Deus. Para que o povo se converta de seus maus caminhos.


Quando isso acontecer, então as crises cessarão, pois Deus curará a nação. Então poderemos dizer como o salmista declarou “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor e o povo que ele escolhe como herança” (Salmos 33.12).


Pastor Fábio Guilhermino

Em 2014, Diabetes Matou mais que HIV, Malária e Tuberculose Somados


Os números são alarmantes. A cada 7 segundos uma pessoa morre vítima de complicações causadas pelo diabetes no mundo. Em 2014, foram 4,9 milhões de mortes causadas pela doença. No mesmo período, 1,2 milhão de pessoas morreram vítimas de HIV, 584 mil perderam as vidas para a Malária e 1,5 milhão para a tuberculose, segundo os números mais recentes da OMS. Ou seja, o diabetes mata mais do que todas essas outras três doenças somadas.
São esses dados que fazem o presidente da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o escocês Michael Hirst, afirmar que o diabetes é o maior desafio que temos para enfrentar no sistema de saúde em todo o mundo. "Índices de doenças cardíacas estão caindo, câncer está sendo combatido, a tuberculose e a malária, também. Mas, quando falamos de diabetes, os números continuam crescendo cada vez mais. É uma doença que está em 'desenvolvimento' e deve ser combatida enquanto há tempo", afirmou Hirst em entrevista ao BOL.
Mais de 387 milhões de pessoas em todo o planeta são diabéticas. No entanto, 46,3% delas não sabem que têm a doença. No Brasil, mais de 12 milhões são diabéticos e 24% não recebeu o diagnóstico.
Em 2035, estima-se que o número de diabéticos e pessoas em estágio pré-diabetes somados ultrapassem 1,1 bilhão de pessoas. No Brasil, no mesmo período, o número de doentes deve subir para 20 milhões.
"Infelizmente, não há o que fazer para impedir o país de chegar a esse número. Para mudar este cenário, reverter os índices de crescimento, seria preciso uma quebra total de paradigmas, um trabalho muito forte de políticas públicas e uma mudança total no comportamento. É muito difícil", afirma o endocrinologista Walter Minicucci, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Essa dificuldade existe porque o tipo mais comum de diabetes, que atinge 90% dos doentes, é o 2, causado principalmente por maus hábitos, podendo atingir qualquer pessoa, independentemente de haver histórico familiar ou não.
O diabetes tipo 2 é resultado de um processo lento, diretamente ligado ao estilo de vida urbano que está cada vez mais presente no mundo. Falta de exercícios físicos, altos níveis de estresse, excesso de comidas industrializadas e, principalmente, obesidade, são as principais causas. Contribuem também alguns fatores genéticos - indianos, por exemplo, são mais suscetíveis à doença - e o envelhecimento natural do corpo, que pode reduzir a quantidade de insulina produzida.
Existem ainda outros dois tipos de diabetes. O tipo 1 pode ser desenvolvido desde o primeiro ano de vida e é basicamente a incapacidade "natural" do pâncreas de produzir a insulina, substância "chave" que abre as células e permite que a glicose seja absorvida por elas e transformada em energia para "impulsionar" o corpo. Quando há falta ou ausência da insulina, seja por fatores genéticos ou maus hábitos, os níveis de açúcar no sangue aumentam, e a pessoa desenvolve a doença. Já o diabetes gestacional, que atinge mulheres grávidas, pode afetar seriamente o bebê se não houver tratamento.

Doentes cada vez mais jovens

O que preocupa é que cada vez menos a idade tem sido um fator determinante para o desenvolvimento da doença. A Federação Internacional de Diabetes aponta que aproximadamente 86% dos novos casos foram diagnosticados nos chamados jovens adultos, pessoas com "20 e tantos" anos, que deveriam estar gozando de saúde plena e produzindo economicamente e socialmente.
Esse índice é um indicador claro de como a "urbanização" da população está afetando diretamente o comportamento e a saúde das pessoas.
Para médicos e especialistas, há apenas uma forma combater o problema. É preciso conscientizar as pessoas sobre a prática de exercícios físicos, os malefícios dos alimentos industrializados e os benefícios de hábitos saudáveis dentro e fora de casa. Cerca de 80% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos com essa mudança de comportamento.
"É preciso valorizar vegetais e frutas frescas, reduzir a gordura, comer menos açúcar e fazer alguma atividade física ao menos três vezes na semana por 40 minutos", explica o médico Walter Minicucci.
O diabetes não tratada pode causar danos aos olhos, rins, fígado, nervos e grandes vasos vasculares, que podem causar perda de visão, derrames, amputações, insuficiência renal e levar à morte.
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/09/17/em-2014-diabetes-matou-mais-que-hiv-malaria-e-tuberculose-somados.htm

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Coisa boa é de graça?


Pagamos por tudo, pra nascer pra viver e até com nossa morte lá vem às funerárias de plantão com seus lindos caixões e seus velórios que vão desde os serviços mais básicos até translado do corpo e cremação.

Por fim,  tudo nessa vida em que podemos pensar ou desejar tem o seu devido preço. É por isso que quando alguém nos oferece algo de graça nós ficamos com o famoso “pé atrás”, afinal quando a esmola e grande o cego tem que desconfiar.

Pagamos pelo pão, pela roupa, pelos remédios e por aí vai. E um lugar no céu? Será que podemos comprar? Um lugar no céu é de graça

Salvos pela graça de Deus. Nada de promessas, nada de sacrifícios e nada de oferendas. Um lugar no céu é de graça! Porque é de graça?

Jesus, o Filho de Deus, morreu na cruz para perdoar nossos pecados. Livres dos pecados, Deus nos aceita como filhos. Ele disse: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora (João 6. 37)". O apóstolo João entendeu isso e escreveu: "Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que creem no seu nome (João 1. 12)". E sendo filhos, nós podemos morar junto com nosso Pai, no Céu. O que fazer, então?

Tudo o que você precisa fazer é crer em Jesus e aceitá-lo como Salvador da sua alma. Veja o que Jesus disse: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão (João 10: 27, 28)". “Aquele que crê no Filho (Jesus) tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida.” (João 3:36).

Um lugar junto a Deus é de graça e se você desejar hoje mesmo terá garantido esse lugar. Jesus disse: ..."na casa de meu Pai há muitas moradas"... Uma delas pode ser sua!


Ir. Pedro Almeida

Hipertensão, Cigarro e Obesidade são Vilões da Saúde Global em Ranking


A hipertensão (pressão alta), o tabagismo e a obesidade são os três mais preocupantes fatores de risco para a saúde global, causando 20 milhões de mortes por ano, afirma o Instituto para Métrica e Avaliação em Saúde (IHME). No Brasil, 545 mil mortes em um ano podem ser atribuídas a essas três causas.

Entre os dez fatores de risco mais abrangentes no planeta (veja lista abaixo), seis estão direta ou indiretamente relacionados à alimentação. Os números se referem a 2013, último para o qual o IHME compilou os dados. A pesquisa estima que 79 diferentes fatores de risco causaram a morte de 30 milhões de pessoas em 188 países analisados.

A hipertensão lidera o ranking dos fatores de risco desde 1990, mas seu impacto na mortalidade ainda cresceu 50% desde então. Em 2013, 10 milhões de mortes no planeta podem ser diretamente atribuídas a esse fator de risco, afirma o IHME. A lista difere um pouco entre as populações dos dois sexos, com o consumo de álcool e cigarro tendo um impacto maior entre homens.

A revista médica “The Lancet”, que publica nesta quinta os dados da pesquisa, destaca o fato de que a maioria dos fatores de risco listados entre os mais graves são problemas considerados "evitáveis". Muitos são ligados a alimentação e drogas.

A combinação de 14 diferentes fatores de risco ligados à alimentação está por trás de doenças como derrames, diabetes e arterosclerose. Esses comportamentos estão ligados a 21% das mortes no planeta. O problema de dieta pode ser resumido como excesso no consumo de carne vermelha e bebidas adocicadas, associado ao baixo consumo de frutas, cereais integrais e verduras.

Problemas respiratórios


A lista global também se destaca por três dos dez maiores fatores de risco estarem associados a problemas respiratórios. O tabagismo e dois tipos de poluição são listados: a poluição atmosférica particulada geral e a poluição doméstica por uso de lenha e carvão e forno e lareiras. Juntos, esses três fatores são juntos responsáveis por mais de 10 milhões de mortes anuais.

Diferenças regionais continuam existindo na lista dos fatores de risco. Na Ásia, por exemplo, a poluição do ar doméstica por uso de lenha e carvão em fornos ainda é uma das principais causas de problemas respiratórios. Na África subsaariana, a desnutrição infantil ainda está entre os maiores problemas. Na América Latina como um todo, a obesidade já supera a hipertensão como principal fator de risco.
Cigarro é outro vilão da saúde, segundo ranking
Saúde brasileira
No Brasil, a lista é similar à do cenário global, mas a obesidade já supera o tabagismo. No país, os dez itens no topo da lista incluem dois elementos que não aparecem como fatores mais relevantes em países mais pobres: problemas renais e sedentarismo. Esses fatores substituíram a relevância de problemas como desnutrição infantil e poluição doméstica, que ainda estavam entre os dez mais preocupantes do país nos anos 1990.

O IHME também divulgou ontem o ranking dos principais fatores de risco levando em conta a chamada "esperança de vida saudável", que calcula a expectativa de anos vividos sem sequelas, limitações ou incapacidades. Ao levar em conta esses fatores, problemas como água contaminada e o sexo desprotegido ainda aparecem entre os dez maiores fatores de risco à saúde, por seu impacto em países pobres.

MUNDO - maiores fatores de risco à saúde

1. Hipertensão
2. Tabagismo
3. Obesidade (alto IMC)
4. Glicose elevada (pré-diabetes)
5. Dieta rica em sódio (sal)
6. Dieta pobre em frutas
7. Poluição atmosférica externa
8. Poluição do ar doméstica
9. Colesterol alto
10. Consumo de álcool

BRASIL - maiores fatores de risco à saúde

1. Hipertensão
2. Obesidade (alto índice de massa corpórea)
3. Tabagismo
4. Glicose elevada (pré-diabetes)
5. Dieta rica em sódio (sal)
6. Consumo de álcool 
7. Colesterol alto
8. Baixa função renal
9. Dieta pobre em frutas
10. Sedentarismo


HOMENS - maiores fatores de risco à saúde

1. Hipertensão
2. Tabagismo
3. Obesidade (alto índice de massa corpórea)
4. Dieta rica em sódio (consumo de sal)
5. Glicose elevada (pré-diabetes)
6. Consumo de álcool
7. Dieta pobre em frutas
8. Poluição atmosférica externa
9. Poluição do ar doméstica
10. Colesterol alto

 MULHERES - maiores fatores de risco à saúde

1. Hipertensão
2. Obesidade (alto índice de massa corpórea)
3. Glicose elevada (pré-diabetes)
4. Dieta rica em sódio (consumo de sal)
5. Dieta pobre em frutas
6. Tabagismo
7. Colesterol alto
8. Poluição do ar doméstica
9. Poluição atmosférica externa
10. Baixa função renal

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Caminhos do Coração


Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.(Eclesiastes 11:9)
Salomão, talvez já idoso, aconselhou os jovens com base em uma experiência pessoal e dolorosa.
Conforme se lê em Ec.2:10 e 11, "
E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.
E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol."
O rei se deixou levar pelos caminhos do seu próprio coração, buscando aquilo que seus olhos desejavam. O resultado foi vaidade e aflição de espírito.

1- Quais são os caminhos do coração?
São aqueles ligados aos nossos desejos, que podem ser corretos ou não. Os caminhos do coração podem determinar nosso destino nesta vida e na eternidade. Nossa vida profissional e familiar será determinada pelo que desejamos e buscamos.

2- Onde esses caminhos nos levam?
O coração do homem é enganoso (Jr.17.9). Alguns caminhos parecem bons, mas conduzem à morte (Pv.5.5; 12.15; 14.12; 21.2; ). Precisamos avaliar nossos desejos e planos sob a luz da bíblia.

3- O caminho de Deus.
Jesus é o caminho de Deus para nós. Andar nesse caminho significa andar com Jesus, viver do modo como ele quer, de acordo com seus mandamentos e ensinamentos.

Conclusão: Abandone todo caminho mau. Não confie cegamente no seu próprio coração, mas busque a direção de Deus. Aceite o caminho de Deus, que é o único que conduz à felicidade e à vida eterna.


http://www.idagospel.com/2012/10/pregacoes-curtas-porem-impactantes.html  ( Mensagem 3, Caminhos do Coração)

Qual é a melhor idade para conversar com os filhos sobre o álcool?


Para evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica entre pré-adolescentes e jovens, o ideal é que pais e médicos conversem com as crianças sobre o assunto já aos 9 anos. Essa é a recomendação da Academia Americana de Pediatria de acordo com um relatório publicado na última edição da revista científica Pediatrics.

Pode parecer muito cedo falar com uma criança sobre consumo de álcool, mas os especialistas afirmam que isso deve ser feito antes que elas experimentem o primeiro gole - algo que geralmente ocorre antes dos 13 anos.

"Pesquisas indicam que as crianças começam a ver o álcool como algo positivo entre os 9 e os 13 anos. Quanto mais os jovens estiverem expostos à publicidade e à comercialização do álcool, maior o risco do consumo. Se eles já estiverem bebendo, a exposição fará com que eles bebam mais ainda. Portanto, é muito importante começar a falar com as crianças sobre os perigos do álcool tão precocemente", explicou Lorena Siqueira, professora na Universidade Internacional da Flórida e coautora do relatório.

Segundo o documento, 21% dos jovens reconhecem ter tomado pelo menos um gole de álcool antes dos 13 anos de idade, sendo que a maioria (79%) fez isso aos 12 anos. O relatório mostrou ainda que metade dos estudantes do ensino médio nos Estados Unidos admite o consumo de bebida alcoólica. Destes, a proporção de jovens que bebem em excesso, na forma de binge, ultrapassa os 50% naqueles de 12 a 14 anos e chega a 72% na faixa etária entre 18 e 20 anos.

Beber em binge significa consumir pelo menos cinco doses de bebida alcoólica, no caso dos homens, ou quatro doses, no caso das mulheres, em um período de duas horas. No entanto, os pediatras alertam que a quantidade pode ser menor para os adolescentes já que eles tendem a pesar menos. Para os mais jovens, pode-se considerar excessivo o consumo de três doses em um intervalo de duas horas.

Comportamento de risco - Para os autores, o consumo excessivo de álcool é considerado comum na adolescência porque é uma fase em que os jovens estão explorando e testando seus limites. Outro problema encontrado pelos pediatras é que, além de beber em excesso, eles optam pelo consumo de destilados, que são mais perigosos e podem causar óbito. "O uso de álcool na juventude está associado à ocorrência de morte e lesões graves como acidentes de carro, homicídios e suicídios", afirmou Lorena.

Na maioria das vezes, os pais não percebem que seus filhos estão experimentando bebidas tão precocemente. Os pediatras também não costumam perguntar a um pré-adolescente sobre o consumo de álcool. "Quatro em cada cindo adolescentes disseram que seus pais são a maior influência sobre sua decisão de beber. É por isso que os pais precisam dar um bom exemplo", afirma Lorena. "Eles podem tomar um copo de vinho na presença das crianças, mas ficar embriagado é uma má ideia. Além disso, os pais também não devem falar sobre o álcool como algo que ajuda a corrigir ou esquecer os problemas", explicou a médica.

Brasil - Um levantamento divulgado por pesquisadores da Unifesp em 2014 revelou que o binge é comum em 43% dos adolescentes brasileiros de até 17 anos, 55% dos jovens com até 21 anos e 61% daqueles com até 25 anos de idade. Além disso, o estudo mostrou que os brasileiros estão bebendo mais cedo e em maior quantidade. A idade média do começo da inserção da bebida na vida dos entrevistados foi de 15 anos.

Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que o consumo de álcool no Brasil supera a média mundial. De acordo com dados da organização, a ingestão média no planeta entre pessoas acima de 15 anos em 2010 era de 6,2 litros por ano por indivíduo. Já no Brasil, uma pessoa dessa faixa etária ingere, em média, 8,7 litros de álcool por ano.


http://veja.abril.com.br/noticia/saude/qual-e-a-melhor-idade-para-conversar-com-os-filhos-sobre-o-alcool

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...