sexta-feira, 15 de abril de 2016

Dia Mundial da Voz, Seja Amigo da Sua Voz


Anualmente, em 16 de abril, comemoramos o "Dia Mundial da Voz". Celebração que temos o orgulho de ter sido iniciada no Brasil, em 1999, e que a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

http://www.sbfa.org.br/campanhadavoz/

CUIDADOS QUE DEVEMOS TER PARA PRESERVAR A VOZ

A voz é parte integrante da nossa identidade, muitas vezes é possível reconhecer alguém só pela voz. 
Transmite carinho, simpatia, ansiedade, emoção, inclusive a nossa idade e nossa experiência de vida. 

Nossa voz passa por etapas evolutivas no decorrer da vida: adolescência, fase adulta (plenitude vocal) e a terceira idade (fase na qual observamos o envelhecimento da voz - presbifonia). 

Algumas normas básicas auxiliam a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de alterações e doenças. Podem ser seguidas por todos, principalmente por aqueles que usam a voz profissionalmente ou que apresentam alguma tendência a qualquer tipo de alterações vocais. 

HIGIENE VOCAL 
-hábitos vocais saudáveis: 

- Hidratação Vocal: beber pelo menos dois litros de água (8 a 12 copos) ao longo do dia; 

- Evitar: uso de ar condicionado, mudanças bruscas de temperatura (choque térmico), bebidas excessivamente geladas ou quentes, fumo, álcool, drogas, pastilhas e sprays, estresse, uso do telefone com o pescoço inclinado e roupas que façam compressão na região do pescoço e abdômen; 

- É importante: uma postura corporal adequada, repouso vocal, a prática de alguma atividade física, e fazer acompanhamento médico em caso de alterações hormonais, de refluxo gastroesofágico ou de alergias; 

- Profissionais da Voz: evitar a automedicação principalmente com os seguintes remédios: para tosse, analgésicos, antibióticos, sprays nasais, descongestionantes, anti-histamínicos, corticóides, antidiarréicos, vitamina C, hormônios, tranquilizantes, calmantes e remédios para dormir. 

Remédios inadequados ou remédios corretos tomado de modo errado podem representar uma ameaça a sua voz.

Dra. Marta Mônica C. Cassarotti (Fonoaudióloga)

http://www.construcaoecia.com.br/conteudo.asp?cont=690

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...