sexta-feira, 27 de maio de 2016

As Buscas do Ser Humano


E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.(Jeremias 29:13)

Em toda a história da humanidade, três fatores dominam o pensamento humano, Deus , A Natureza e o Homem. Quando os seres humanos não mais se sentiam satisfeitos com as explicações das teogonias gregas, centralizou suas atenções na natureza, buscando esclarecimentos não mais nos deuses, mas nos fenômenos da Natureza, só que o espirito inquieto do homem não se satisfez plenamente com os aspectos naturais e então centralizaram a figura do próprio homem como solução racional para todas as coisas.

E como a história sempre se repete, essa tem sido a tônica da humanidade, o grande diferencial é que hoje, no século XXI , vivemos um momento peculiar, talvez pela liberdade de expressão que temos em nossos dias, podemos ver a pluralidade da tríade que citamos Deus, Homem, Natureza, presente de maneira conjuntas em nossos dias.
Enquanto contemplamos grupos se unindo em defesa da natureza e de um modo de vida sustentável e a busca de desvendar os segredos do universo, também podemos ver o ser humano sendo centralizado e na busca pelo rejuvenescimento e "cultuação" do próprio corpo, passando também pela busca desenfreada do prazer e da satisfação pessoal.

Mas também, paralelo a tudo isso, vemos que Deus, apesar de todos os avanços e desenvolvimentos humanos e da natureza, ainda continua fazendo parte da busca da humanidade, o grande problema é como estamos buscando o conhecimento de Deus? Como o ser humano está buscando o seu Criador?

Muitas vezes achamos que estamos verdadeiramente buscando a Deus, porque o buscamos de forma pomposa, decorosa, liturgicamente perfeita, altruisticamente devotados, mas, o profeta Jeremias nos adverte, como exortou o povo de Israel durante o cativeiro, e Deus fala claramente ao povo,"Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscares de todo vosso coração".

Como você tem buscado a Deus? De maneira litúrgica, cerimoniosa, Altruísta ou mesmo de forma relaxada e desconfiada, sem grande devoção? Ou você verdadeiramente tem buscado a Deus de todo o vosso coração?

Se realmente o buscares de todo o vosso coração, certamente o encontrarás.

Que Deus nos abençoe.

Sebastião Sena   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...