sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Os Jogos Olímpicos da Vida


Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. (1 Coríntios 9:24-27)

Estamos vivendo Os Jogos Olímpicos no Brasil, e esse texto que acabamos de ler, tem muito a ver com isso, pois os jogos eram bem conhecidos do Apostolo Paulo e das pessoas que receberam essa carta.

Os versículos vigésimo quarto a vigésimo sétimo reúnem diversas ilustrações extraídas das competições atléticas, nos jogos Ístmicos da Grécia.
Todos os habitantes de Corinto estavam familiarizados com essas competições, como também o estavam quase todos os demais habitantes do mundo greco-romano, na época de Paulo.

O istmo, uma estreita faixa de terra, com o mar de ambos os lados, era a localidade, próxima de Corinto, onde eram realizados esses jogos atléticos. Ali eram efetuadas quatro grandes festividades nacionais. As celebrações eram ocasiões de notável regozijo e festa.
As competições incluíam corridas de cavalos, corridas de fundo e competições de carros. Também havia lutas livres e de boxe, competições musicais e poéticas; e, mais tarde, foram incluídas também lutas entre animais.

Uma coroa era conferida aos vitoriosos, a qual usualmente consistia de uma grinalda de folhas de pinheiro.
Quando o apóstolo Paulo escreveu as suas epístolas, tais jogos continuavam a ser levados a efeito em Corinto, bem como em outras grandes cidades do mundo de então, especialmente em cidades da Ásia Menor, como Éfeso.

( Retirado do N.T Vol. 4 - Comentário Champlim pg.144)

Quando o Apostolo Paulo cita os Jogos Gregos, correspondente hoje aos Jogos Olímpicos, ele fazia um comparativo com a vida cristã e assim como não era fácil para os atletas naquela época conseguirem a coroa da vitória, certamente não seria fácil para eles prosseguirem na vida cristã, podemos imaginar o esforço daqueles atletas que se preparavam anos a fio, para representarem as suas cidades e pela própria glória. E esses atletas se esforçavam para receber uma grinalda de folhas de pinheiro, que logo secaria.

No entanto, na vida cristã, eles estariam lutando para receber uma coroa incorruptível que asseguraria a sua entrada na eternidade, por isso valia muito mais a pena.

E nós, todos os dias acompanhamos na mídia os depoimentos dos atletas atuais, falando de suas histórias de superação e de abstenções, onde para ganhar as medalhas, tiveram que abdicar de muitas coisas.

Temos ouvido em nossos dias de um evangelho de facilidade, onde não precisamos renunciar a nada, não precisamos nos abster de nada, não precisamos de preparação alguma, só que tudo passa, mas, a palavra de Deus permanece para sempre, e as mesmas palavras com as quais o apostolo advertia os irmãos de Coríntios, ela também nos adverte para hoje.

Naquela época, muitos entravam no estádio, mas apenas um ganhava o premio, no jogo da vida, todos entram no estádio, todos têm chance de ganhar, mas apenas aqueles que se preparam adequadamente aos pés de Cristo, alcançaram os louros da coroa incorruptível da vitória.

Que Deus nos abençoe


Sebastião Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...