sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Socorrendo o Ser Humano em suas Aflições

Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).(João 4:5-9)

– Bom dia, é da recepção? Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre um paciente.
– Qual e o nome do paciente?
– Chama-se Celso. Ele está no quarto 302.
– Um momentinho, vou transferir a ligação para o setor de enfermagem.

– Bom dia, sou a enfermeira Lourdes. O que deseja?
– Gostaria de saber as condições clínicas do paciente Celso do quarto 302, por favor!
– Um minuto, vou localizar o médico de plantão.

– Aqui é o Dr. Carlos plantonista. Em que posso ajudar?
– Olá, Dr Carlos. Precisaria que alguém me informasse sobre a saúde do Celso que está internado há três semanas no quarto 302.
– Ok, meu senhor, vou consultar o prontuário do paciente… Um instante só!

– Hummm! Aqui está: ele se alimentou bem hoje, a pressão arterial e pulso estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser
retirado do monitor cardíaco até amanhã. Continuando bem, o médico responsável assinará alta em três dias.

– Ahhhh, Graças a Deus! São notícias maravilhosas! Que alegria!

– Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família!?

– Não, sou o próprio Celso telefonando aqui do 302! É que todo mundo entra e sai deste quarto o dia inteiro e ninguém me diz nada. Eu só queria saber se estou bem.


Quando eu li esta ilustração me lembrei do encontro de Jesus com a mulher Samaritana, pois na ilustração, apesar dos funcionários do hospital serem bastante eficientes e preocupados com o bem estar técnico dos pacientes, entretanto, estavam esquecendo de algo primordial, que o Celso era um ser humano, e como tal necessitava da atenção e do aconchego humano.

No encontro de Jesus com aquela mulher, ele tinha muitas razões para se preocupar e evitar o contato com ela, 

primeiro ele era um Rabi, um mestre Judeu, e ela uma mulher Samaritana, que estava indo ao poço ao meio dia, por causa da sua condição diante da sociedade, ele estava com fome e bastante cansado, entre outras implicações culturais da época.

Jesus não levou nada dessas coisas em consideração, ele apenas desejou fazer a vontade de Deus e anunciar o evangelho aquela mulher, através dela, muitos samaritanos da cidade de Sicar tiveram a oportunidade de conhecer o plano de Deus para a redenção da humanidade.

Fica a dica para nós, muitas vezes nos preocupamos com tantos detalhes técnicos e burocráticos e esquecemos de socorrer o ser humano em suas aflições.

Que Deus nos abençoe

Sebastião Sena 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...