sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Jesus Vê Nosso Potencial


Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.
Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).
E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). (João 1:40-42)


A coisa impressionante nesta história (João 1:40-42) é como ela nos mostra como Jesus olhou para os homens. Ele vê não somente o que um homem é; ele vê o que o homem pode ser. Ele vê não somente a atualidade num homem, ele vê o potencial. ... Jesus nos vê não somente como nós somos, mas como nós podemos ser; e ele diz: "Dê a sua vida a mim, e eu farei de você o que você tem potencial para ser".

Certa vez alguém encontrou Miguelângelo esculpindo com seu formão numa enorme rocha sem forma. A pessoa indagou ao escultor o que ele estava fazendo. "Estou soltando o anjo aprisionado nesta rocha." ele respondeu. Jesus é aquele que vê e pode libertar o herói em cada homem.

Retirado de: William Barclay, O Evangelho de João (Gospel of John) The Daily study Bible series, Rev. ed. Philadelphia: The Westminster Press. 

Tem pessoas que têm o habito de dizer para os seus filhos: "Esse menino(a) não presta pra nada", "não vale nada" e muitas outras frases terríveis que os pais jamais deveriam dizer para os seus filhos, ou mesmo quando chegam na escola e ouvem dos seus professores coisas tipo: "Esse não vai se aproveitar em nada" e muitas outras frases igualmente malévolas.

E assim muitos crescem e ouvem tanto essas coisas, que acabam acreditando e passo a passo, destroem suas vidas, mas precisamos entender que essa conversa de que pau que nasce torto morre torto, ela não se sustenta diante do Deus Criador de todas as coisas, pois não existe nenhum ser humano que se coloque verdadeiramente nas mãos do Senhor Jesus, que não tenha a sua vida transformada.

Os homens podem ver apenas o exterior, a capa, o envolucro que envolve o ser humano, mas, Jesus Cristo vê o seu interior e conhece o seu potencial. E saiba que nas mãos de Deus você pode realizar grandes coisas, começando pela sua vida.

Então entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará.

Que Deus nos abençoe

Sebastião Sena 

Médicos Listam Tratamentos que Trazem Pouco ou Nenhum Benefício à Saúde


Mulheres com mais de 45 anos não precisam fazer exame de sangue para diagnosticar a menopausa, e um raio-x não ajuda àqueles que sentem dores nas costas, alertou um grupo de médicos.

Estes conselhos foram elaborados pela Academy of Medical Royal Colleges, que reúne 21 instituições de ensino de medicina no Reino Unido.

Em uma tentativa de reduzir o número de procedimentos médicos desnecessários, a organização listou tratamentos que trazem pouco ou nenhum benefício à saúde.

A instituição também recomendou que os pacientes questionem mais os seus médicos sobre os tratamentos indicados.

Para elaborar a lista, profissionais de 11 especialidades identificaram cinco procedimentos comumente usados em suas áreas que não são sempre necessários ou importantes.

A ação faz parte da campanha Choosing Wisely (algo como "fazendo a melhor escolha") que busca fomentar o diálogo entre médicos e pacientes a respeito das melhores opções de tratamento para seus males.

Os conselhos incluem:

* Água de torneira é tão boa quanto soro fisiológico para cortes e machucados

* Pequenas fraturas no pulso em crianças normalmente não exigem o uso de gesso e se regenerarão tão rapidamente quanto se for aplicada uma tala;

* Crianças com bronquiolite, ou problemas respiratórios, geralmente melhoram sem tratamento;

* Só há necessidade de monitorar eletronicamente o coração de um bebê durante o parto se a mãe tiver um risco de complicações acima da média;

* A quimioterapia pode ser usada para aliviar os sintomas de um câncer terminal, mas não cura a doença e pode gerar transtornos adicionais nos últimos meses de vida;

* Fazer rotineiramente exames da próstata que usam um teste conhecido como PSA não levam a uma vida mais longa e podem gerar ansiedade desnecessária.

Essa lista será atualizada por especialistas anualmente.
Autocrítica


A academia diz ter evidências de que os pacientes frequentemente pressionam seus médicos para prescrever ou realizar tratamentos desnecessários.

Isso vai no sentido contrário às orientações do sistema público de saúde britânico, o NHS, que tem recomendado cada vez mais a redução na super-medicação - em outras palavras, nos medicamentos e tratamentos que prescreve.

Já faz algum tempo que os médicos têm sido aconselhados a reduzir a prescrição de antibióticos para seus pacientes, por exemplo.

A academia afirma que pacientes devem se fazer cinco perguntas ao buscar um tratamento:

1 - Realmente preciso desse exame, tratamento ou procedimento?

2 - Quais são os riscos ou efeitos negativos?

3 - Quais são os possíveis efeitos colaterais?

4 - Há opções mais simples e seguras?

5 - O que acontecerá se eu não fizer nada?

Sue Bailey, presidente do conselho da Academy of Medical Royal Colleges, disse à BBC que "alguns desses tratamentos podem ser bastante invasivos e longos".

"Há opções mais práticas e tão seguras quanto, então por que não recorrer a elas?", questionou.

"Acho que temos uma cultura de intervenção. Precisamos parar e refletir sobre qual é a melhor opção para o paciente em suas circunstâncias particulares."

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Agora é Hora de Fazer sua Escolha

Escolha seu Destino

"Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente (Deuteronômio 30:19.)

Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Sempre que fazia prisioneiros, não os matava, levava-os a uma sala onde havia um grupo de arqueiros de um lado e uma imensa porta de ferro do outro, sobre a qual haviam gravadas figuras de caveiras cobertas por sangue. Nesta sala ele os fazia enfileirar-se em círculo e dizia- lhes, então:

- "Vocês podem escolher entre morrerem flechados por meus arqueiros ou passarem por aquela porta, e ficarem trancados lá".

Todos escolhiam serem mortos pelos arqueiros. Quando a guerra acabou, um soldado que servira ao rei por muito tempo, dirigiu-se ao soberano:

- Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?

- Diga soldado!

- O que havia por detrás da porta tão assustadora?

- Vá e veja você mesmo.

O soldado, então, abre vagarosamente a porta e, na medida em que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente. E finalmente ele descobre surpreso que a porta se abria para um caminho que conduzia à LIBERDADE!

O rei lhe diz:

- Eu dava a escolha pra eles, mas preferiam morrer do que abrir esta porta!

http://adventusbiblia.blogspot.com.br/2008/10/escolha-numa-terra-em-guerra-haviaum.html

Essa questão do homem fazer as escolhas certas ou erradas, de escolher servir a Deus ou não é tão velha quanto a terra. Adão e Eva poderiam ter comido de qualquer árvore no Jardim incluindo a árvore da vida, mas eles escolheram comer do fruto proibido. Foi uma escolha de vida ou morte, bênção ou maldição, Deus ou Satanás, verdade ou mentira. A mesma escolha é colocada diante de cada um de nós hoje! Não escolher, é uma rejeição a Cristo, e vai selar nosso destino.

Só você pode escolher. Deus não vai forçar você a servi-lo. Você pode aceitar ou rejeitá-lo. Com o direito de escolher vem a responsabilidade da escolha. Se você tomar a decisão errada, não é responsabilidade da mãe ou pai, o pastor ou a igreja, o vizinho ou amigo. É sua responsabilidade escolher.

Hoje é o dia de escolher. (Hebreus 3:7-13) "Portanto como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, Onde vossos pais me tentaram, me provocaram, e viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso. Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado"

(Isaias 55:6) "Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

(II Coríntios 6:2) "Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação: eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação". 

É melhor você ser salvo enquanto você sabe que pode.

Agora é hora de fazer uma escolha. Hoje é o dia de escolher seguir a Deus.

Se você sabe que sua direção está te levando para o inferno, e você acredita que Deus está chamando você para Ele, agora é à hora de fazer sua escolha! Clame a Deus com fé! 

Que Deus nós abençoe

Pedro Almeida

Brasil Vive Epidemia de Sífilis


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, admitiu que o país vive uma epidemia de sífilis. Nos últimos cinco anos, a doença avançou de uma forma nunca vista. A taxa de bebês com sífilis congênita em 2015 foi de 6,5 casos a cada mil nascidos vivos – 13 vezes mais do que é tolerado pela Organização Mundial de Saúde e 170% a mais do que o registrado em 2010.

A sífilis em gestante passou de 3,7 para 11,2 casos a cada mil nascidos vivos, um aumento de 202%. Para sífilis adquirida (denominação dada para sífilis na população em geral) a taxa é de 42,7 casos a cada 100 mil habitantes.

“Os casos subiram em número significativo. Estamos tratando o problema como epidemia até para que resultados da redução sejam mais expressivos possíveis”, disse o ministro, durante o anúncio na quinta-feira de uma estratégia para combater a doença.

Pacto de combate à doença

O pacto pretende mobilizar profissionais de saúde e a sociedade para tentar reduzir o avanço da doença. Entre as medidas que serão adotadas está a ampliação de testes rápidos para diagnóstico da sífilis e o tratamento da doença em gestantes, até o primeiro trimestre da gestação. Números antecipados pelo Estado indicam que pelo menos 50% dos casos de sífilis em gestante são diagnosticados no terceiro trimestre de gestação, quando as chances de se proteger o bebê já são bem menores do que quando a terapia começa na primeira fase da gestação.

Um dos braços do programa de enfrentamento prevê a realização de campanhas para que gestantes iniciem o pré-natal ainda no primeiro trimestre. De acordo com a diretora do programa de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, há ainda uma falsa ideia de que as mulheres devem esperar a barriga crescer para procurar o pré-natal.

Aumento do preço da penicilina

Outra estratégia de combate à doença que deve ser anunciada na próxima semana pelo governo é o aumento do preço da penicilina, antibiótico usado para o tratamento de sífilis e sífilis congênita. A medida é uma estratégia para incentivar a indústria a farmacêutica a produzir o medicamento, que está em falta no mercado há pelo menos dois anos. Uma compra emergencial foi feita, mas o próprio governo sabe que a solução é temporária. Sem remédio, não há como o Ministério da Saúde levar a diante um pacto, anunciado na quinta-feira para tentar frear o avanço da sífilis no país.

O antibiótico penicilina usado para combater a doença é considerado barato demais pela indústria farmacêutica. Por considerar pouco interessante, muitos fabricantes interromperam a produção, causando um desabastecimento. Diante da falta do antibiótico, que durou quase dois anos, o governo importou há alguns meses matéria-prima para o preparo do remédio em laboratórios credenciados.

A operação, no entanto, não foi simples. Como a matéria-prima não tinha registro no Brasil, um pedido excepcional de registro foi solicitado para Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida foi adotada e a crise do fornecimento do remédio, embora ainda não totalmente solucionada, vem aos poucos se regularizando.

O Ministério da Saúde sabe, no entanto, que a eficácia da medida é temporária. O problema aumenta porque, além de a indústria não ter interesse na fabricação do remédio, laboratórios oficiais não têm tecnologia para preparar a matéria-prima. Elas dependem da substância – preparada pelas empresas farmacêuticas – para produzir o medicamento.

A saída encontrada pelo governo foi atender ao apelo da indústria e aumentar o preço de R$ 6 para R$ 9. O aumento, que será sacramentado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – um colegiado composto por representantes de Ministérios da Saúde, Fazenda, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – valerá para o consumidor. A ideia é de tornar o preço para as vendas ao governo mais baixo.

Para médicos e analistas ouvidos pela reportagem, os números da doença são em parte reflexo do desabastecimento do mercado. Causada por uma bactéria, a sífilis é transmitida por via sexual e da gestante infectada para o bebê. Para controlar o avanço da epidemia, é preciso que o tratamento seja feito pela pessoa infectada e por seu parceiro sexual. No caso de gestantes, a terapia tem de ser realizada nos primeiros meses da gravidez. Caso contrário, há um grande risco de o bebê ser infectado ainda durante a gestação e nascer com problemas que vão desde surdez até deficiência cognitiva.

O número de abortos relacionados à infecção também é significativo. Sem remédio, todas as medidas previstas no pacto – aumento do diagnóstico, preparo de equipes de saúde, esclarecimento de médicos – têm eficácia reduzida.

A saída já desperta críticas. Embora o argumento de urgência para encontrar soluções seja muito convincente, há quem defenda ainda uma estratégia para que laboratórios públicos se tornassem capazes de produzir a matéria-prima. O simples aumento de preço seria apenas para atender uma reivindicação da indústria farmacêutica.

Sífilis

É uma doença infecciosa sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Causa feridas na pele e nas mucosas. Se não tratada, pode atingir o cérebro e o coração, levando o paciente à morte.

Tem três estágios. No primeiro, após o contágio, aparece uma ferida chamada “cancro duro” na parte do corpo exposta à bactéria, normalmente o pênis, a vagina, o ânus ou a boca, já que a doença é sexualmente transmissível (DST). A contaminação placentária ou por transfusão de sangue são formas raras de contágio. O tratamento é feito à base de antibióticos, como a penicilina.

http://veja.abril.com.br/saude/brasil-vive-epidemia-de-sifilis/

Para Saber Mais sobre a Sífilis:

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Deus Tem um Plano para Você


Texto Proposto: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30)

Todos os seres humanos normais desejam e buscam viver uma vida da melhor forma possível. Desejamos viver bem, almejamos viver em paz, anelamos a alegria. Ainda que tenhamos as melhores intenções, nem sempre alcançamos exatamente aquilo que buscamos.

O casamento dos sonhos por muitas vezes se transforma em pesadelo, filhos e pais em verdadeiros inimigos e os maiores amigos às vezes se transformam nos maiores inimigos. São pais insatisfeitos com os filhos e filhos insatisfeitos com os pais.

Por muitas vezes aquilo que sacrificamos em busca de algo, vale bem mais do que aquilo que alcançamos. Nossa geração altamente empreendedora faz coisas espetaculares e não é capaz de desfrutar delas, afinal, temos muito mais coisas espetaculares para fazer.

Pessoas altamente empreendedoras por muitas vezes gastam toda a saúde em busca de coisas e depois gastam todas as coisas em busca de saúde. O pior é que o tempo passa e vai se embora a oportunidade de viver, a força da juventude se vai, assim como alguém comentou: a juventude é maravilhosa demais, pena que é desperdiçada pelos jovens.

Ferimos as pessoas que amamos, abraçamos pouco, perdemos ricas oportunidades de servir. Nem percebemos que os filhos estão crescendo depressa e que os pais estão envelhecendo e logo partirão. Estamos tentando viver melhor, porém do nosso jeito e, na maioria das vezes ajustamos uma área em detrimento de outra.

O desequilíbrio está entranhado na nossa natureza humana e, quase toda conquista, traz consigo alguns arrependimentos. Só temos uma forma de vivermos de fato, melhor em todas as áreas da vida: é vivermos do jeito de Deus.

Ele quer nos ensinar o valor e a possibilidade do descanso. Deus deseja nos mostrar que podemos descomplicar um pouco mais as nossas relações. Nossa vida pode ser simplificada, podemos cuidar melhor da nossa saúde e podemos ter uma relação mais saudável. Deus quer nos conceder sua paz, apesar das turbulências, crescimento, apesar dos desertos, satisfação apesar de algumas faltas, esperança, apesar de algumas perdas, amabilidade, apesar das cicatrizes.

Do jeito de Deus podemos viver melhor. Com Deus podemos organizar e equilibrar a vida, podemos evitar e resolver conflitos. A vida abundante prometida por Cristo é possível, precisamos aprender com Ele esse jeito de viver.

Pastor José Teixeira Rocha
Pastor da PI em Caldas Beltrão - PB

Fim do Jejum de 12h para Exame de Colesterol é Autorizado no País


A necessidade do jejum de 12 horas para o exame que mede níveis de gordura no sangue – colesterol e triglicérides – tem sido muito discutida nos últimos dias. Pois agora três entidades médicas brasileiras de peso se posicionam oficialmente, validando a não obrigatoriedade desse jejum. São elas: a sociedade Brasileira de Cardiologia, a de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e a de Análises Clínicas. Com isso, os laboratórios poderão em breve coletar amostras sanguíneas para as chamadas lipoproteínas (colesterol total, HDL-c, LDL-c e triglicerídeos), independentemente do fato de o paciente ter se alimentado previamente ou não.

Há uma exceção: aqueles que apresentem concentrações de triglicérides acima de 440 mg/dL ao longo do dia (o normal é de até 175 mg/dL).

Os laboratórios de todo o país já estão recebendo o comunicado com o novo posicionamento. A decisão foi tomada com base em diversos estudos recentes. Um deles, realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhague, e que envolveu 300 000 pacientes de países como Canadá, Estados Unidos e Dinamarca, detectou que as alterações de valores entre os grupos de pacientes com jejum prévio para o exame de sangue de colesterol e triglicérides, em relação aos pacientes que não realizaram o jejum, foi insignificante. Mas não é só isso.

Tânia Martinez, cardiologista e coordenadora de Prevenção Cardiovascular para Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que também liderou a reunião no Brasil, explica que, quando o paciente fica muitas horas sem se alimentar, seus níveis de triglicérides caem e, se a coleta de sangue for feita quando as taxas estiverem baixas, o resultado pode mascarar o risco de lipoproteínas não metabolizadas e, devido a isso, possíveis doenças cardiovasculares. “É um novo parâmetro”, diz.

Ainda segundo a entidade brasileira, o jejum já não era necessário para a realização do colesterol total e do HDL-c, o chamado “colesterol bom”, uma vez que o ideal é que o paciente mantenha sua dieta e hábitos alimentares de costume para a avaliação de sua real condição metabólica.

As entidades brasileiras apoiam a flexibilização do tempo de jejum e entram em consenso com as diretrizes europeias da Federação Europeia de Química Clínica e Medicina Laboratorial e da Sociedade Europeia de Aterosclerose.

Na Dinamarca, por exemplo, o uso de testes de colesterol em tempo aleatório, ou seja, sem a necessidade do jejum, tem sido realizado com sucesso desde 2009, o que tem beneficiado diabéticos, idosos e crianças.

http://veja.abril.com.br/saude/entidades-medicas-validam-fim-do-jejum-de-12h-para-colesterol/

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Volte para Deus


É muito triste saber que poucos vêem o pecado como ele realmente é: um engano. A maioria das pessoas não consegue ver, até que se encontram destruídas por ele. Mas a promessa para os que retornam para Deus é: Deus sarará sua rebelião por sua misericórdia que perdoa, sua paz que acalma e sua graça que renova.

E esse retorno deve começar com um verdadeiro arrependimento. 1 Pedro 2:25  “Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas”.
O homem se desgarra por sua própria escolha ou vontade. Ele se afasta do aprisco do Pastor e do rebanho, e, assim, se expõe a perigos  incontáveis. Mas, quando experimentamos somos levados a Ele pelo Seu amor.

Também podemos desfrutar das promessas de Deus quando o arrependimento é genuíno. Joel 2:13 “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal”.

Se estivermos em comunhão com Deus à esperança nunca nos abandona. Ainda que nas circunstâncias mais extremas, podemos voltar nosso coração ao Senhor e encontrar auxilio e salvação. Deus nunca se manifesta de forma cruel ou vingativa. Pelo contrario, o Senhor é misericordioso e compassivo, tardio para irar-se e grande em misericórdia.

Somos restaurados ainda que a ferida pareça ser incurável. Jeremias 30:12 “Porque assim diz o Senhor: Incurável é a tua fratura, e gravíssima a tua ferida”. Por causa da multidão de suas iniquidades. Jeremias 30:15.  Você será sarado. Jeremias 30:17 “Pois te restaurarei a saúde e te sararei as feridas, diz o Senhor. Eis que lhe trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de segurança”.

Todos os que são limpos da imundícia do pecado pela graça santificadora, pela misericórdia perdoadora, são libertados da culpa.
Quando os pecadores recebem a justiça, e são lavados e santificados no nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito Santo, são capacitados para andar diante de Deus em paz e pureza.

Enquanto os homens se endurecem no pecado, sua porção será o desprezo e a miséria: porque não prospera quem encobre seu pecado; mas encontra misericórdia quem os confessa e deixa.

Glória a Deus.

Pedro Almeida


Número de Mamografias Aumenta em 37% no País


Nos últimos anos, o acesso a exames de prevenção do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS) tem avançado. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (6), no Rio de Janeiro (RJ), durante o lançamento da campanha nacional do Outubro Rosa do Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). As mamografias no país cresceram 37%, no comparativo entre os primeiros semestres de 2010 e 2016, passando de 1,6 milhão para 2,2 milhões. Na faixa etária de 50 a 69 anos (faixa etária prioritária), o aumento foi ainda maior no período (64%), saindo de 854 mil para 1,4 milhão de mamografias.

Na comparação com anos fechados, o aumento foi de 36% entre 2010 (3 milhões) e 2015 (4,1 milhões). Já as mamografias realizadas na faixa etária prioritária aumentaram 61% entre 2010 (1,5 milhão) e 2015 (2,5 milhões). O rastreamento é uma estratégia de detecção precoce utilizada em políticas públicas para populações-alvo específicas a fim de reduzir a mortalidade por uma determinada doença.

O INCA estima 57 mil casos novos de câncer de mama em 2016. O SUS garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias, desde que exista recomendação médica. A faixa dos 50 aos 69 anos é definida como público prioritário para a realização do exame preventivo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e seguida pelo Ministério da Saúde baseado em estudos que comprovam maior incidência da doença e maior eficiência do exame.

Para tratar o câncer de mama, o SUS oferece cirurgias oncológicas (mastectomia, conservadoras e reconstrução mamária), radioterapia e quimioterapia. Em 2015, foram 18.537 mastectomias e cirurgias conservadoras, 2,9 milhões de procedimentos de radioterapia e 1,4 milhão de sessões de quimioterapia, além de 3.054 cirurgias de reconstrução mamária.

Desta forma, o Ministério da Saúde tem garantido investimento crescente na assistência ao câncer de mama, com ampliação de 31% dos recursos nos últimos cinco anos, totalizando R$ 599 milhões em 2015. A prevenção da doença também teve um aumento de 15% no mesmo período, passando de R$195,3 milhões para R$ 224,7 milhões.

CAMPANHA – Para alertar as mulheres e descontruir os mitos associados ao câncer de mama, o Ministério da Saúde e o INCA lançaram um hotsite (www.inca.gov.br/outubro-rosa) específico da campanha. A ideia é informar e conscientizar sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento para a redução da mortalidade.

A campanha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?" tem como um dos objetivos enfatizar a importância de a mulher ficar atenta a alterações suspeitas nas mamas. Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço ou saída espontânea de líquido dos mamilos.

A ação promovida pelo Instituto conta com materiais gráficos, como cartaz, cartilha e filipeta, que pretendem esclarecer os benefícios e malefícios da realização da mamografia, além de recomendações que podem contribuir para a redução do risco do desenvolvimento de diversas doenças, inclusive o câncer de mama, como manter uma alimentação saud
ável, praticar atividade física regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...