sexta-feira, 28 de abril de 2017

Quero Ser Livre


“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” (Pv 14:12)

Nós temos anseio por liberdade. Desde cedo, a criança demonstra sinais que deseja dar uma escapadinha e trilhar seu próprio caminho. Todavia, logo em seguida, ao se deparar com uma situação de perigo ou abandono, busca proteção de seus pais. O tempo vai passando e a criança começa a contar suas primeiras mentirinhas, pratica suas primeiras desobediências. O papai ou a mamãe ordena que seja cumprida tal tarefa, mas ela finge que não ouve ou persiste na desobediência. O tempo passa mais uma vez, para a adolescência e o menino e menina começa a desejar conhecer o mundo, novas amizades, novas tribos, novas idéias. O anseio da maioria desses jovens é seguir seu próprio caminho. Dispensa os sermões e ensinamentos dos pais, pois, afinal, o que os adultos sabem mesmo, não é? Não vêem a hora de completar dezoito anos, ou terem condições de mandarem em seus próprios narizes. Nós somos teimosos e desobedientes por natureza, buscamos fazer o que der na telha, muitas vezes não compreendemos e não aceitamos que todas as nossas ações terão consequências, boas ou ruins.

Esse comportamento vem da fundação do mundo, quando Deus criou Adão e Eva. Viviam no paraíso. Tinham do bom e do melhor. Como diria um irmão, “só o mi”. Deus andava pelo Éden na viração do dia, na tardezinha. Deus entregou um único mandamento, não comerei do fruto da árvore que está no meio do jardim (Gn 2:17; 3:3). Mas, o homem decidiu desobedecer a Deus, mandar em seu próprio nariz. O casal deu ouvidos a serpente e comeram do fruto.Quando questionados por Deus acontece algo interessante: Adão joga a culpa em Eva. Eva, por outro lado, culpa a serpente. Esta desobediência trouxe o pecado ao mundo. Por um único mandamento quebrado, toda a humanidade sofreu. Todos pecaram (Rm 3:23). Todos estão destituídos da Glória de Deus. Todos estão mortos em seus delitos. Nossas ações têm consequências. 

Por isso o mundo vive com tanta violência, mentiras, roubos. Por isso os homens não querem saber de Deus. Muitas pessoas se iludem dizendo: “Posso fazer o que quiser da minha vida. Ninguém pode me julgar, somente Deus”. Se Deus é bom, ele vai me perdoar dessas puladas de cerca que dou. De fato, Deus irá julgar. Deus vai separar aqueles que creem Nele e os que não creem. Uns irão para o céu. Outros para o inferno. E o caminho que decidirmos trilhar, irá nos conduzir a um ou a outro. 

Na verdade, não há liberdade, como as pessoas costumam pensar. Ou somos escravos do pecado ou escravos de Cristo. Mas a servidão a Cristo, o Senhor mesmo diz, é leve, seu fardo é leve. O salário do escravo do pecado é a morte. O dom gratuito de Deus é a vida eterna. Se crermos em Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, se preferirmos andar segundos os preceitos Divinos e não segundo nosso próprio querer, se guardarmos seus mandamentos, seremos Salvos. Porque Cristo morreu na cruz por nossos pecados. A ira de Deus que deveria ser derramada em nós foi derramada em Cristo. Pelo Seu sacrifício, todos aqueles que crerem Nele, antes mortos em seus delitos, terão vida eterna.  

Há caminhos que parecem certos aos homens, mas seu fim é de morte. Há somente um caminho para a vida eterna: Jesus Cristo. O caminho é estreito, porém é o único caminho. Esse caminho não leva a morte, como o caminhar humano. Esse caminho leva a vida eterna! Esse caminho traz perdão de pecados. Aplaca a ira de Deus, nos santifica, nos torna justos. A salvação, antes impossível ao homem, agora, mediante a Graça e a misericórdia de Deus, através do sacrifício de Cristo é possível! Para Deus tudo é possível! Por mais vil pecador que sejamos, se andarmos no caminho que é Jesus, seremos salvos! Então, qual caminho iremos escolher? O nosso caminho que nos levará a morte, ou o caminho que é Cristo, que nos levará para perto de Deus e para a vida eterna?

Fernando Martin Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...