sexta-feira, 19 de maio de 2017

O Simples Plano de Deus


Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes.
(I Coríntios 1.27)

Certa vez um pastor convidou um médico, amigo seu, para ir à igreja. De pronto, ele disse que iria no próximo domingo. Na expectativa de fazer-lhe uma boa apresentação do evangelho, o pastor preparou um excelente sermão, mas, uma emergência médica mudou os planos do doutor.

Encontrou-o alguns dias depois. Repetiu o convite. O amigo repetiu a promessa. O pregador preparou-se novamente, mas, curiosamente, uma outra emergência o impediu de ir.

Quase um mês depois, o pastor pediu a um irmão da igreja que trouxesse a mensagem principal do culto. Naquela noite o médico veio visitá-los, para desespero do pastor, pois, aquele irmão, apesar de muito temente a Deus, era homem simples, quase analfabeto.

Como o pastor não tinha como voltar atrás, ficou ali quieto, se remoendo por dentro. Já na leitura do texto bíblico, ele quase morreu de vergonha, pois, o irmão errou todas as palavras. Gaguejou, tossiu, engasgou.

A explicação do texto bíblico, então, foi um desastre. O homem não falou nada com nada e limitou-se a repetir uns testemunhos que a igreja já conhecia de cor.

E, para terminar a tortura do pastor, o irmão ainda resolveu fazer o apelo final (sem nenhuma habilidade).


O pastor já estava ensaiando uns pedidos de desculpas e umas palavras de explicação para o amigo, quando, para sua surpresa, o primeiro a aceitar o apelo foi o médico, que verdadeiramente se converteu a Cristo e tornou-se um dos membros mais ativos da sua comunidade.


Ao ver essa ilustração eu me lembrei da conversão de Charles Spurgeon, considerado até hoje um dos maiores pregadores de todos os tempos, acostumado a ouvir sermões e mais sermões, tecnicamente bem elaborados e no entanto, sou veio a conhecer e ter um real encontro com Cristo, através de uma mensagem modesta e rudemente pregada por um homem muito simples, que utilizou o texto de Isaías 45:22, “Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra”.

E se limitava a ficar repetindo;“Olhe para Mim, eu estou suando grandes gotas de sangue. Olhe para Mim, estou pendurado na cruz. Olhe para mim, estou morto e sepultado. Olhe para Mim, eu ressuscitei. Olhe para Mim, eu ascendi aos céus. Olhe para Mim, estou sentado à direita do Pai. Oh pobre pecador, olhe para Mim! Olhe para Mim!”

E porque é que as coisas de Deus são assim, feitas de forma bem simples? O apostolo Paulo nos dá a resposta na sequencia do texto que lemos acima, "E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
1 Coríntios 1:28,29

Muitas vezes os homens tentam ser muito complexo em seus conceitos, quer seja no contexto humano secular ou espiritual, desenvolvem teses e teorias, e olham para muitas coisas mas, podemos ver como as coisas de Deus são simples, Ele simplesmente diz: "Olhe pra mim".

Que Deus nos Abençoe

Sebastião Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...